Lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente
O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançaram nesta segunda-feira (1º), em Brasília, o Programa Nacional de Segurança do Paciente. O objetivo é prevenir e reduzir a incidência de erros e falhas durante o atendimento e internação de paciente nas redes pública e privada , ou seja, que resultam em danos ao paciente como por exemplo, quedas, administração incorreta de medicamentos e erros em procedimentos cirúrgicos - nos serviços de saúde públicos e privados.
Confira a matéria completa pelo link.
Para assegurar o manejo mais seguro dos pacientes, o Ministério da Saúde colocará em consulta pública seis protocolos de prevenção a eventos adversos. Os textos vão orientar sobre os seguintes temas: higienização das mãos, cirurgia segura, prevenção de úlcera por pressão, identificação do paciente, prevenção de quedas e prescrição, uso e administração de medicamentos.
Atenção, sugestões para a Consulta pública deverão ser enviadas eletronicamente por meio do preenchimento de formulário específico NO SITE DA ANVISA.
O Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária resolve tornar público o presente Edital de Chamamento para a manifestação do interesse de órgãos, instituições e entidades, públicas e privadas, em integrar uma Força de Trabalho que irá discutir e propor medidas que visem à promoção da segurança do paciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário