4 de abril de 2013

Lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente - Ministério da Saúde e ANVISA


Lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente


O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançaram nesta segunda-feira (1º), em Brasília, o Programa Nacional de Segurança do Paciente. O objetivo é prevenir e reduzir a incidência de erros e falhas durante o atendimento e internação de paciente nas redes pública e privada , ou seja, que resultam em danos ao paciente como por exemplo, quedas, administração incorreta de medicamentos e erros em procedimentos cirúrgicos - nos serviços de saúde públicos e privados.

Confira a matéria completa pelo link.

Conheça a Portaria nº 529 que institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).

Para assegurar o manejo mais seguro dos pacientes, o Ministério da Saúde colocará em consulta pública seis protocolos de prevenção a eventos adversos. Os textos vão  orientar sobre os seguintes temas: higienização das mãos, cirurgia segura, prevenção de úlcera por pressão, identificação do paciente, prevenção de quedas e prescrição, uso e administração de medicamentos.

Atenção, sugestões para a Consulta pública deverão ser enviadas eletronicamente por meio do preenchimento de formulário específico NO SITE DA ANVISA.

O Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária resolve tornar público o presente Edital de Chamamento para a manifestação do interesse de órgãos, instituições e entidades, públicas e privadas, em integrar uma Força de Trabalho que irá discutir e propor medidas que visem à promoção da segurança do paciente.


Nenhum comentário:

Pesquisar neste blog

Ocorreu um erro neste gadget