17 de janeiro de 2012

Artigo recomendado: Anestesia Venosa Total em Infusão Alvo-Controlada Associada a Bloqueio do Nervo Femoral para Meniscectomia do Joelho por Acesso Artroscópico


Fernando Squeff Nora, TSA

Rev. Bras. de Anest. 131 Vol. 59, No 2, Março-Abril, 2009


JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O aumento da popularidade de técnicas operatórias minimamente invasivas reduziu os tempos de recuperação de procedimentos que, anteriormente, eram associados a período de internação longo. Este trabalho apresenta técnica de anestesia geral venosa total com propofol e remifentanil combinada a bloqueio do nervo femoral, por acesso perivascular inguinal.

MÉTODO: Foram incluídos 90 pacientes submetidos à artroscopia do joelho para meniscectomias. A indução anestésica foi feita com propofol em infusão alvo-controlada (IAC) (alvo = 4 μg.mL-1) e com remifentanil em IAC (alvo = 3 ng.mL-1). As alterações das concentrações de propofol e remifentanil eram realizadas de acordo com a eletroencefalografia bispectral (BIS) e a pressão arterial média (PAM). A ventilação era mecânica e controlada a volume e a via aérea mantida com máscara laríngea. Os valores das concentrações no local efetor de propofol e remifentanil eram obtidos através dos modelos farmacocinéticos dos fármacos, inseridos nas bombas de IAC e corresponderam a concentrações preditivas. Local efetor refere-se à área de ação dos fármacos. O tempo de alta hospitalar compreendeu o espaço de tempo entre a chegada do paciente na sala de recuperação até o momento da alta.

RESULTADOS: As concentrações médias no local efetor (ng.mL-1), máximas e mínimas, de remifentanil foram de 3,5 e 2,4, respectivamente. As concentrações médias no local efetor (μg.mL-1), máximas e mínimas de propofol, foram respectivamente de 3,1 e 2,6. A vazão média de infusão de propofol e de remifentanil foi de 8,54 mg.kg-1.h-1 e de 0,12 μg.kg-1.min-1, respectivamente. Os tempos de alta hospitalar foram, em média, de 180min.

CONCLUSÕES: Todos os pacientes foram mantidos dentro dos parâmetros estabelecidos.

Caso queira, deixe seu e-mail nos comentários abaixo desta postagem ou solicite pelo e-mail anestesiasegura@sma.com.br e lhe enviaremos o artigo completo.

Nenhum comentário:

Pesquisar neste blog