Patient, professional, and organization safety: a new Healthcare Standard
RAS _ Vol. 8, No 33 – Out-Dez, 2006 153
Antonio Quinto Neto - Médico, Mestre em Administração, especialista em avaliação de sistemas e serviços de saúde, docente de vários cursos de pós-graduação em gestão de saúde, Diretor Superintendente do Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre, RS.
RESUMO
O autor tece considerações sobre o conceito de segurança do paciente e suas implicações para os pacientes, profissionais e organizações. Destaca a importância de substituir a cultura da culpa e castigo pela cultura da aprendizagem a partir da identificação e análise das falhas e acidentes.
Apresenta algumas medidas de segurança já disponíveis e dá ênfase à aplicação do protocolo universal que previne, no caso das cirurgias/procedimentos invasivos, local errado, cirurgia/procedimento errado e paciente errado. Menciona a acreditação de organizações de saúde como uma estratégia global de redução de risco para os clientes/pacientes.
Caso queira, deixe seu e-mail nos comentários abaixo desta postagem ou solicite pelo e-mail anestesiasegura@sma.com.br e lhe enviaremos o artigo completo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário