25 de julho de 2011

Erros de prescrição de medicamentos em um hospital brasileiro

Eugenie Desiree Rabelo Néri, Paulo Gean Chaves Gadêlha, Sâmia Graciele Maia, Ana Graziela da Silva Pereira, Paulo César de Almeida, Carlos Roberto Martins Rodrigues, Milena Pontes Portela, Marta Maria de França Fonteles

Rev Assoc Med Bras 2011; 57(3):306-314

Objetivo: Identificar a prevalência de erros clinicamente significativos em prescrição de hospital universitário brasileiro, comparando sua ocorrência em 2003 e 2007.

Métodos: Análise das prescrições quanto às variáveis/grupo de variáveis como legibilidade, cumprimento de procedimentos legais e institucionais e análise de erros de prescrição.

Resultados: Quando calculadas as taxas de prevalência dos erros de prescrição clinicamente significativos, evidenciou-se uma redução estatisticamente significante [ano 2003 (29,25%), ano 2007 (24,20%); (z = 2,99; p = 0,03)], sendo refletido sobre a taxa de segurança [ano 2003 (70,75%), ano 2007 (75,80%); (z = 3,30; p = 0,0001].

Conclusão: Apesar de significativo, o aumento na taxa de segurança foi reflexo da redução quantitativa dos erros, não sendo observada diferença na gravidade dos mesmos entre os períodos. Nossos resultados sugerem que as medidas institucionais adotadas foram capazes de reduzir o número de erros, mas foram inefetivas na redução da gravidade dos mesmos.

Unitermos: Prescrições de medicamentos; erros de medicação; serviço hospitalar de educação.

Caso queira, deixe seu e-mail nos comentários abaixo desta postagem ou solicite pelo e-mail anestesiasegura@sma.com.br e lhe enviaremos o artigo completo.

2 comentários:

Helena Carvalho disse...

boa-noite,
estou procurando um valor de referência para analisar taxas de erro na administração de fármacos em anestesia. Percebi que no vosso estudo fizeram um teste à proporção e admito que tivessem a testar um certo valor teórico na hipótese nula. Gostaria de ter mais dados sobre a admissibilidade desse valor

Comitê de Qualidade e Segurança - SMA disse...

Prezada, Dra. Helena.

Primeiramente obrigado por acompanhar o Blog da Anestesia Segura.

A senhora poderia encaminhar seu e-mail pelos "comentários" ou encaminhar solicitação para anestesiasegura@sma.com.br , para que possamos enviar o artigo completo?

Desde já agradecemos!

Atenciosamente,
Anestesia Segura

Pesquisar neste blog

Ocorreu um erro neste gadget