13 de maio de 2011

Planejando a Reposição Volêmica: highlights


Para encerrar os posts referentes ao tema Reposição Volêmica, hoje publicamos os highlights do 9º Passo da Anestesia Segura, escritos pelo Dr. Arthur Vitor Rosenti Segurado, anestesiologista do SMA. Os highlights funcionam como um checklist e norteiam a verificação de itens essenciais para a segurança do paciente, devendo serem adotados na prática diária da assistência anestésico-cirúrgica.

O planejamento da reposição volêmica deve ser feito sempre antes do início do procedimento cirúrgico. As dúvidas em relação ao plano cirúrgico devem ser adequadamente discutidas com a equipe cirúrgica e as condições clínicas do paciente devem ser verificadas na visita pré-anestésica. Com essas informações, podemos dar início ao planejamento da reposição volêmica.

- Checar reserva de CH se necessário.

- Planejar reposição volêmica:
  • Considerar solicitar embalagem térmica com cristalóides previamente aquecidos;
  • Considerar o uso de colóides;
  • Considerar o uso de hemoderivados;
  • Considerar o uso de dispositivos de aquecimento, como o Hotline, caso planeje administração significativa de colóides/hemoderivados ou caso a superfície coberta pela manta térmica seja insuficiente;
  • Considerar acessos calibrosos (jelcos > 16, duplo lúmen 8F, RIC) em caso de necessidade de grande reposição volêmica;
  • Considerar o uso de infusores de volume sob pressão (Level 1) em caso de possível perda sanguínea abrupta ou cirurgias arteriais de grande porte.

- Planejar administração de drogas vasoativas:
  • Disponibilizar antecipadamente inotrópicos, vasopressores e vasodilatadores, conforme possível necessidade;
  • Checar número de bombas de infusão necessárias, baterias, cabos de energia e extensões necessárias.

- Voltar ao 8º Passo e reconsiderar monitorização frente ao planejado para reposição volêmica.

Esses foram os highlights desenvolvidos pelo Dr. Arthur Segurado para o planejamento da reposição volêmica. Agradecemos mais uma vez sua colaboração e convidamos todos os leitores a participarem também. Na próxima semana iniciaremos as publicações do 10º Passo da Anestesia Segura: Transporte Seguro. Acompanhem!

Nenhum comentário:

Pesquisar neste blog

Ocorreu um erro neste gadget