18 de maio de 2010

Safety Symposium: “Qualidade do cuidado: segurança do paciente”


O objetivo das intervenções relacionadas aos cuidados com a saúde é o de promover benefícios aos pacientes, o que nem sempre acontece. A combinação complexa de processos, tecnologias e interações humanas que constitui o sistema moderno de saúde, também envolve riscos inevitáveis de eventos adversos que ocorrem frequentemente. Eventos adversos implicam em custos adicionais e prejuízos incalculáveis para os estabelecimentos e entidades ligados à saúde, sem falar nos prejuízos morais que comprometem a credibilidade e geram insatisfações por parte do público em geral.

O princípio da Segurança é fundamental para o cuidado com o paciente e um componente crítico na qualidade de gerenciamento no ambiente de saúde. O seu desenvolvimento implica na implantação de um vasto sistema de ações que abrangem o gerenciamento da segurança do meio ambiente, o gerenciamento de riscos, o controle de infecção, o uso seguro de medicamentos, dispositivos médicos, práticas clínicas seguras e segurança em geral no ambiente de cuidados com a saúde. Em suma, é um princípio que abrange todas as áreas e profissionais da saúde, sem falar no paciente que é o foco central de todas as ações.

A proposta do Safety Symposium é levantar a discussão sobre os conceitos que envolvem a segurança do paciente, a segurança do profissional de saúde e também a segurança de processos, com o objetivo maior de se chegar a um entendimento comum e de se elaborar propostas que visem a redução dos riscos inerentes à prática diária no ambiente de saúde.

Data: 21 de maio de 2010
Horário: 08h00 às 19h30
O Simpósio será transmitido em tempo real pela internet.
Para saber mais clique neste link.

Nenhum comentário:

Pesquisar neste blog

Ocorreu um erro neste gadget